BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 13 de abril de 2010

RODRIGO VIEIRA EMERENCIANO - ALTER MUÇÃO


RODRIGO VIEIRA EMERENCIANO , natural de Natal-RN, conhecido pelo ALTER MUÇÃO. Famoso em todo país, em especial, por suas pegadinhas por telefone. Filho da ex-secretária da Receita Federal Lina Maria Vieira, hoje mora no Recife em Pernambuco, de onde transmite o seu programa de rádio para grande parte do território nacional. Seu programa, A Hora do Mução, é transmitido ao vivo em várias emissoras de rádio nordestinas de segunda a sábado, das 17 às 18 horas.

Ele não revela sua identidade, exibindo-se como Mução através do desenho de um homem de meia-idade narigudo e de feições nordestinas. Esse desenho, por muito tempo caracterizado com a indumentária do matuto nordestino, hoje é mostrado como vestido por trajes urbanos. Entretanto, em meados da década de 2000, teria deixado escapar uma foto sua caracterizado de matuto. Segundo ele, a repórter fotográfica da revista fez uma "fuleiragem" e mostrou-lhe a foto de uma maneira, mas a publicou de outra.

Mução tem três CDs de pegadinhas lançados, que fazem grande sucesso no Nordeste. Mução e sua equipe já fizeram a cobertura da Copa do Mundo na Alemanha, tendo viajado por diversas cidades do país europeu e da França, e das Olimpíadas de Pequim.

Alguns de seus bordões mais conhecidos são "Respeita a polícia!", "Pense numa popa!" e "Parabéns, pegou ar!". O humorista também é possuidor de um acervo de "provérbios" chamado Fuleirosofia.

PEGADINHAS DO MUÇÃO

Apesar da variedade de quadros no seu programa, ele é mais conhecido pelas Pegadinhas do Mução, em que telefona para uma vítima, previamente indicada via fax ou e-mail por algum amigo ou parente dela, e, chamando-a por um apelido indesejado ou acusando-a de algum fato esdrúxulo—como preparar comida deteriorada ou adulterada ou ter relações sexuais com algum animal --, desperta sua fúria descontrolada—e/ou, frequentemente, a de pessoas próximas que também atendam ao telefone—e atrai xingamentos com muitos palavrões, com o uso frequente do som agudo de censura. O ataque de fúria da pessoa é chamado por ele de pegada de ar ou popa e o seu descontrole e a abundância de palavrões são a graça maior das pegadinhas. A pessoa sempre desliga o telefone na cara de Mução, muitas vezes batendo o gancho contra o aparelho telefônico com força, mas o humorista, quando não encontra a linha ocupada ou desligada, sempre liga novamente para continuar enfurecendo-a, às vezes a partir de um segundo telefone previamente dado por quem combinou a pegadinha.

Estima-se que entre cerca de mil e vários milhares de pegadinhas tenham sido feitas desde 2001. Grande parte delas está disponível em redes P2P e sites de download.

OUTROS QUADROS

Além das Pegadinhas do Mução, existem outros quadros, vários deles com a mesma temática de enfurecer a pessoa numa ligação telefônica. Ao contrário das Pegadinhas tradicionais, nesses outros quadros Mução não liga novamente para a mesma pessoa depois que ela desliga o telefone na sua cara. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Chico Tuita: Mução liga para sujeito que tem a voz extremamente fina, como um "tweeter" (tuita). A vítima quer vender um automóvel Gol. Mução passa a brincar com o fato dele ter a voz fina.
  • JiNi Cliff: Mução liga para "músico" que tem o apelido de JiNi Cliff, pois uma vez ao anunciar que iria tocar uma música do reggueiro jamaicano, ao invés de dizer Jimmy, diz JiNi, com "n".
  • Edson Lima: Mução liga para empresário de bandas cujo nome é Paulo, e segundo seus amigos, se parece muito com o cantor brega Edson Lima. O empresário não gosta da comparação e falta vir pelo telefone pegar o Mução. Hilário!!!
  • Edson Lima 2: Numa segunda pegadinha feita com a mesma pessoa, após alguns meses, Mução volta a ligar para "Edson Lima" e a pegadinha se desenrola ao som da canção "Minha garota" de Raimundo Soldado. Mução liga e aumenta o volume da música para que seu interlocutor não o escute direito. Mução brinca com a situação, pois o empresário não consegue ouvir direito o que se passa e é facilmente ludibriado.
  • Ligação a Cobrar: Mução liga a cobrar para um telefone celular e pede da pessoa um sinal de fax. O gasto de dinheiro na ligação e a insistência de Mução em "ignorar" que está ligando para um celular em vez de um fax despertam a fúria do atendente.
  • Emprenhando pelos Ouvidos: Mução diz para a pessoa que "um parente que veio do interior" está querendo falar com ela, mas quem assume a ligação é Bill BB, personagem secundário d'A Hora do Mução, berrando.
  • Ô Povo Feio: Mução, depois de perguntar à pessoa sobre parentes mais próximos, chama sua família de povo feio e a enfurece.
  • Eu Acho que Vi um Gatinho: a insistência de Mução em falar de um ou mais gatos que ele teria comprado da pessoa provoca a pegada de ar da mesma.
  • Nem Escuta Zuada da Mutuca: Um senhor de idade, que no programa e chamado de seu pai, o mesmo liga para as casas das pessoas falando sozinho, sem as pessoas entederem, como: É DAVI?, TO ENTENDENDO NÃO, SE QUE HOME, E.T.C

O quadro Frases Mais Engraçadas das Pegadinhas, que vai ao ar no fim d'A Hora do Mução, relembra trechos destacados de pegadinhas antigas.

  • Doutor Carneiro: nesse caso o Mução liga para a pessoa e faz ela esperar por um bom tempo, para passar a linha pro doutor carneiro e quando a pessoa atende, escuta berro de carneiro e a pessoa se enfurece.
  • FONTE - WIKIPÉDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 15 BLOGS E 1300 LINKS. CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON, JULLYETTH E JÚNIOR – MOSSORÓ-RN

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

MOSSORÓ